top of page

A importância de ter uma Área de RH estruturada


A Gestão de Pessoas realizada de forma eficiente é um dos maiores desafios das empresas, pois envolve aspectos subjetivos dos colaboradores que podem ser totalmente diferentes dentro de um mesmo ambiente de trabalho. Porém, nem toda pequena empresa possui uma área de Recursos Humanos estruturada e capacitada para gerenciar pessoas e isso acaba de certa forma, impactando em seu desenvolvimento. Além de entrevistar, selecionar, contratar e demitir funcionários, a área de RH é responsável por agregar valor, cuidar, supervisionar e motivar os colaboradores de uma organização.

É importante lembrar que o potencial das pessoas que ali trabalham é um dos principais bens de uma empresa e, caso não haja valorização do colaborador e não lhes seja dado condições adequadas de trabalho, poderá ocorrer queda na produtividade, alto índice de erros e resultar em prejuízo para a empresa.

A área de Recursos Humanos tem como objetivo geral, assessorar os diversos setores a cumprir seus objetivos estratégicos através da Seleção, Capacitação, Promoção e Motivação das pessoas dentro da empresa. As políticas desenvolvidas pela área de RH, deverão estar alinhadas com a filosofia de trabalho da empresa, devendo ser dotadas de flexibilidade, adaptando-se aos objetivos organizacionais.

Diante dessa realidade, as Políticas de RH devem visar atingir as seguintes metas:

- Estabelecimento de programas e incentivos que objetivem a melhoria das habilidades profissionais, qualidade, produtividade, redução da rotatividade, procurando diminuir custos com a administração do contingente.

- Proporcionar maior flexibilidade com Recrutamento, Seleção, Treinamento, Benefícios e Qualidade de Vida no Trabalho.

- Ter um Programa de Avaliação de Desempenho, contemplando todos os colaboradores na busca do desenvolvimento de competências e talentos.

- Possuir um Programa de Cargos e Salários com o objetivo de equalizar os cargos com a média de salários praticada no mercado.

A partir da formalização da política de Recursos Humanos, define-se a linha mestra de atuação, podendo ser definidos os procedimentos que serão implantados e o cronograma de implantação dos mesmos tendo em vista os objetivos da empresa.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page