top of page

Plano de Cargos e Salários



Com o transcorrer dos anos, a estrutura organizacional das empresas tem passado por mudanças progressivas, motivadas pelo crescimento tecnológico, novidades em gestão de pessoas e a consequente modernização na forma de se vislumbrar a organização como um todo. Avaliar a estrutura de cargos e salários faz-se importante para que a empresa possa alinhar sua estrutura e estratégia às novas tendências de mercado, num processo de rever suas atividades, funções e salários à luz de comparativos relevantes e critérios claros.

Quando falamos de um Plano de Cargos e Salários, podemos dizer que é uma das metodologias de remuneração fixa mais tradicional dentre as existentes, sendo ainda a mais utilizada atualmente pelas empresas para recompensar e motivar colaboradores. Nesta metodologia, prevalece o valor que o cargo representa na estrutura organizacional da empresa, em detrimento de outros critérios como lucros, resultados, habilidades ou aspectos relativos aos ocupantes do cargo.

Uma das etapas que, usualmente, é realizada no início do Plano de Cargos e Salários, trata-se da Descrição de Cargos. Esta é uma oportunidade valiosa para que todos os colaboradores da empresa, diretores, gerentes e demais pessoas envolvidas, possam repensar a organização, redefinir e atualizar as responsabilidades de cada cargo, com o objetivo de facilitar e melhorar o desempenho dos colaboradores. Descrever todos os cargos permite a hierarquização dos mesmos, através de um sistema de avaliação que seja comum a todos.

A etapa seguinte se refere à Avaliação dos Cargos, a partir da definição dos critérios de comparação entre os cargos. A avaliação é adotada para determinar o posicionamento de um cargo dentro da empresa e em relação aos demais cargos. Implica em estabelecer salários baseados no nível de complexidade e contribuição de cada cargo. A curva salarial surge da correlação entre o posicionamento de cada cargo descrito e o salário dos cargos similares, identificados no mercado.

De modo geral, podemos dizer que as empresas têm buscado uma estrutura de cargos “enxuta”. O segredo desta estrutura está na combinação da definição das atribuições dos cargos de cada área em comparação com os salários, buscando-se verificar o que a própria empresa tem praticado e o que o mercado tem oferecido. O Plano de Cargos e Salários pretende reavaliar vários pontos que auxiliarão na gestão futura de recursos humanos. O estabelecimento de critérios claros, interna e externamente, permite a manutenção da saúde da organização.


VANTAGENS DO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS


Uma Administração de Cargos e Salários saudável produz, entre outras, as seguintes vantagens:

  • Uma estrutura de cargos enxuta;

  • Menores custos com manutenção de pessoal;

  • Melhor retorno Financeiro;

  • Contribuir para consolidação da estrutura organizacional da empresa;

  • Definir as principais atribuições e responsabilidades de cada cargo;

  • Estabelecer uma hierarquização adequada e justa dos cargos;

  • Medir a consistência interna dos salários (equilíbrio interno);

  • Rever, fundir e/ ou eliminar cargos desnecessários;

  • Propiciar condições de valorização, estímulo e reconhecimento profissional, para atrair e manter os talentos necessários ao desempenho da empresa;

TRABALHAMOS COM A IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS. ENTRE EM CONTATO PARA OBTER MAIORES INFORMAÇÕES.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page