October 29, 2016

February 2, 2016

Please reload

Posts Recentes

Coaching para equipes é alternativa para melhorar resultado de setores

April 30, 2016

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

Como desenvolver uma Pesquisa de Clima eficaz

 

Introdução

Clima Organizacional refere-se ao impacto do contexto profissional que as pessoas vivenciam em seu trabalho. Alguns exemplos: as condições físicas em uma fábrica que ocasionam altos índices de falta ao trabalho. Ou a relação de uma equipe com seu gestor que leva alguns profissionais da equipe a pedirem demissão.

Parte da maneira como as pessoas se comportam no trabalho é fruto de sua interação com a empresa. A outra parte que interfere na relação entre empresa e profissionais é a história de vida de cada pessoa e da empresa: quais são os seus valores, princípios e crenças.

Com histórias e motivações diferentes, sabemos que não é possível agradar a todos e em tudo! É possível identificar alguns aspectos que sejam comuns entre pessoas e empresa, de forma que o ambiente profissional seja adequado para se trabalhar.

Porém, não é possível a empresa se fundamentar em certas situações para fazer melhorias. É necessário ter algumas métricas e que gerem ações concretas, de forma que a melhoria seja “certeira”. Ou seja, que as ações traduzam estímulos que se relacionem com o comportamento das pessoas no trabalho. 

 

Planeje o projeto da Pesquisa de Clima

Esta fase é o alicerce para que a Pesquisa de Clima se sustente. Comece pelo escopo do projeto: qual o objetivo do projeto, o que ele deve entregar para a empresa.

Ao definir o objetivo do projeto, leve em conta tudo o que precisa ser feito para que a Pesquisa de Clima aconteça: quais as ações que devem ser feitas, e que sejam possíveis de serem feitas,

Para desenhar as possíveis ações, você precisa pensar no perfil das pessoas que serão envolvidas no projeto: as pessoas sabem o que é Clima Organizacional? Elas sabem como funciona e para quê serve a Pesquisa de Clima Organizacional?

Além disso, pense no momento atual da empresa. Considere os principais fatores que podem impactar o projeto de forma positiva e negativa.

Defina os marcos do projeto, ou seja: as evidências que demonstrem a conclusão de cada etapa; eles também apontam possíveis ajustes que podem ser feitos na execução do projeto.

 

Planeje as técnicas para coleta e tabulação dos dados

Utilize técnicas que se adequem ao perfil da empresa e que não prejudiquem o projeto da Pesquisa de Clima.

Por exemplo: em setores onde será coletada a maior parte dos dados, o mais adequado é utilizar a técnica do questionário com questões objetivas.

   

A técnica do questionário com questões objetivas:

 

§ Facilita a coleta de dados: útil para levantar informações com grupos de profissionais acima de 20 pessoas; por exemplo: setores fabris, setores de vendas e telemarketing. Agiliza o tempo da aplicação do questionário, a tabulação e analise dos dados.

 

§ Não fornece algumas informações em detalhes: como são questões que fornecem opções de respostas, não há espaço para as pessoas manifestarem de forma descritiva o seu ponto de vista.

 

§<