top of page

Resiliência



Atualmente a palavra Resiliência tem sido aplicada em situações diversas. A Resiliência é a capacidade de se recuperar após uma adversidade. Em ambientes corporativos a palavra Resiliência tem sido muito usada também. Em outros tempos, os executivos acreditavam que o seu negócio era seguro e que permaneceria assim para sempre. As empresas não tinham um diferencial para se destacar perante as outras, pois tudo ia muito bem. Atualmente, ter um diferencial é fundamental para a sobrevivência da empresa, dos negócios e dos profissionais que nela atuam.

Para se destacar, ter sucesso, as empresas e os profissionais precisam renovar constantemente o conhecimento técnico, networking e a cada dia ampliar sua visão e ter habilidade para mudar o curso da ação se a situação exigir. Caso contrário, o negócio estará fadado ao fracasso.

A pro-atividade, visão de futuro, estar pronto para o inesperado e até mesmo se levantar após um deslize e tocar em frente, são comportamentos que o profissional precisa ter para que atinja o sucesso. A capacidade de se levantar pode ser mais evidente em algumas pessoas, porém nada impede que essa situação não possa ser alterada.

Existem algumas “dicas” que podem ajudar na elevação da Resiliência. Por exemplo:


- Construa relacionamentos positivos com amigos e familiares que possam apoia-lo.


- Participe de trabalhos voluntários, envolva-se com a sua comunidade.


- Encontre um sentido para sua vida.


- Comece a rir, encontre humor em situações estressantes. Isso não quer dizer que você está negando a gravidade dos fatos. O humor ajuda a lidar com problemas.


- Aprenda com a experiência. Lembre-se de como enfrentou situações semelhantes no passado.


- Mantenha a esperança. Você não pode mudar o que aconteceu no passado e nem antever o futuro. Viva o presente, o “AQUI, AGORA”.


- Cuide-se, cuide dos seus sentimentos física e emocionalmente, incluindo a participação em atividades que lhe dão alegria.


- Trabalhe para um objetivo. Faça algo todos os dias que lhe dê um sentimento de realização.


- Mantenha a perspectiva, procure ter uma visão ampliada da sua vida e do mundo. Tenha uma perspectiva de longo prazo e saiba que uma situação pode melhorar se você trabalha-la ativamente,


- Pratique técnicas de relaxamento e gerenciamento de estresse. Encontre a paz interior praticando meditação, ioga, tai-chi-chuan, respiração, visualização, relaxamento ou oração.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page