October 29, 2016

February 2, 2016

Please reload

Posts Recentes

Coaching para equipes é alternativa para melhorar resultado de setores

April 30, 2016

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

Coaching Vocacional

October 29, 2016

Boa parte das pessoas, escolheu a carreira profissional baseada na influência dos pais, professores ou amigos. Desta forma, o risco de se sentirem frustradas é bem provável.

Para facilitar esse processo tão importante na vida dos adolescentes e jovens, o Processo de Coaching Vocacional pode ser de fundamental importância, pois promove reflexão e adoção de novas estratégias.

Uma das maiores angústias dos jovens é com relação à escolha profissional. Isso aconteceu com a maior parte das pessoas que já atuam no Mercado de Trabalho.

 

COACHING VOCACIONAL é a junção do Coaching com as ferramentas de Orientação Vocacional.

 

 

E para quem é dirigido o Coaching Vocacional?

 

1. Para o jovem que está frequentando a escola. O ideal é que seja realizado a partir do 1º ano do Ensino Médio, mas caso isso não ocorra nos 2 primeiros anos, é importante que se realize no 1º semestre do 3º ano do Ensino Médio.

 

2. Jovens que estão frequentando Cursinho Pré Vestibular.

 

3. Jovens que entraram na Faculdade e não estão gostando ou desistiram por não gostaram do curso.

 

O Coaching Vocacional tem como base a Orientação Vocacional. Não podemos descartar de maneira alguma, os estudos realizados sobre  Desenvolvimento Vocacional e Orientação Vocacional.

 

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE COACHING VOCACIONAL E ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

 

O objetivo de ambos é o mesmo, ou seja, ajudar o jovem que está na fase de decisão de curso, faça a melhor escolha. Pode ser que a escolha não seja para sempre e nem 100% certa, porém, pode ser 80%, que é bem melhor do que os 30% das que são feitas hoje, o que significa tempo e dinheiro jogado fora.

 

FOCO

- Orientação Vocacional: Foco no PASSADO / PRESENTE / FUTURO

- Coaching Vocacional: Foco no PRESENTE / FUTURO

 

* Não existe melhor nem pior, o importante é que tenha resultado.

 

DINÂMICA

- Coaching Vocacional: traz resultados mais rápidos em tese. Pode-se chegar num ponto certo para o jovem tomar uma decisão em a  sessões.

- Orientação Vocacional: ocorre em um prazo um pouco maior (médio e longo prazos) porque existem várias estratégias para serem trabalhadas (muito interessantes por sinal).

 

SISTEMA DE APRENDIZADO

- Coaching Vocacional: Aprendizado constante. O Coach precisa avaliar constantemente se o Coachee está aprendendo aquilo que está sendo ensinado, senão, o processo não terá validade.

- Orientação Vocacional: o aprendizado é mais dirigido, direto. Consegue interferir mais no processo.

 

MÉTODO

- Coaching Vocacional: baseado em perguntas e reflexão sobre perguntas, estratégias e planilhas.

- Orientação Vocacional: também baseada em perguntas, mas com muita pesquisa, em muita conversa, trocas, reflexões, dinâmicas de grupo e dinâmicas individuais.

 

TESTES

- Coaching Vocacional: Testes de Assessment. Não existe um teste específico para trabalhar a descoberta de perfis, da vocação. A maioria dos testes que existe vem da área de Orientação Vocacional.

 

O teste é apenas um orientador, não pode ter um fim em si próprio. Não tem como fazer um programa de Orientação Vocacional ou de Coaching Vocacional baseado apenas em testes. É um risco muito grande.

 

RESULTADOS

Não existe certo nem errado, é importante deixar claro para o cliente qual método será trabalhado para que ele possa decidir.

 

 

 

 

 

Please reload

Siga