top of page

Satisfação / Insatisfação no Trabalho


Satisfação é a atitude geral de uma pessoa em relação ao seu trabalho. A estimativa de quão satisfeito ou insatisfeito um colaborador está com o seu trabalho é a soma de vários fatores que podem influenciar esta percepção.

Há duas abordagens para medir a satisfação no trabalho:

  1. Classificação Global Única: consiste em simplesmente perguntar ao colaborador o quanto ele está satisfeito com o seu trabalho, numa escala de respostas (por exemplo, 5 = muito satisfeito e 0 = muito insatisfeito).

  2. Soma de Pontuação: uma sofisticação do método anterior, identifica elementos-chave (natureza do trabalho, remuneração, relacionamento com a chefia, etc), avaliando-os individualmente ou seguindo uma escala padronizada.

Alguns dos principais fatores que podem determinar o grau de satisfação das pessoas no trabalho são:

. Trabalho Desafiador: atividades que ofereçam oportunidades de usar suas habilidades e variação de tarefas.

. Recompensas Justas: sistemas de pagamento e políticas de promoção justas, sem ambiguidades e alinhados com as expectativas dos colaboradores.

. Boas Condições de Trabalho: ambiente de trabalho que ofereça condições adequadas de conforto pessoal e facilitem a realização de um bom trabalho.

. Bom Ambiente de Trabalho: incentivo ao trabalho em equipe para atingir resultados positivos.

A maior ou menor satisfação com o trabalho tem efeitos importantes sobre as variáveis dependentes:

. Produtividade: a crença de que “o trabalhador feliz é mais produtivo” é falsa. Estudos mostram que na verdade a alta produtividade parece levar à satisfação.

. Absenteísmo: há evidências de que os colaboradores insatisfeitos tendem a faltar mais, porém outros fatores podem ter influência.

. Rotatividade: como esperado, há correlação entre a satisfação e a permanência de uma pessoa na empresa.

Conheça melhor o trabalho da Pesquisa de Clima (Satisfação de Colaboradores). Desenvolvemos esta atividade de forma personalizada para a empresa.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page