Satisfação / Insatisfação no Trabalho
Satisfação é a atitude geral de uma pessoa em relação ao seu trabalho. A estimativa de quão satisfeito ou insatisfeito um colaborador está com o seu trabalho é a soma de vários fatores que podem influenciar esta percepção.
Há duas abordagens para medir a satisfação no trabalho:
Classificação Global Única: consiste em simplesmente perguntar ao colaborador o quanto ele está satisfeito com o seu trabalho, numa escala de respostas (por exemplo, 5 = muito satisfeito e 0 = muito insatisfeito).
Soma de Pontuação: uma sofisticação do método anterior, identifica elementos-chave (natureza do trabalho, remuneração, relacionamento com a chefia, etc), avaliando-os individualmente ou seguindo uma escala padronizada.
Alguns dos principais fatores que podem determinar o grau de satisfação das pessoas no trabalho são:
. Trabalho Desafiador: atividades que ofereçam oportunidades de usar suas habilidades e variação de tarefas.
. Recompensas Justas: sistemas de pagamento e políticas de promoção justas, sem ambiguidades e alinhados com as expectativas dos colaboradores.
. Boas Condições de Trabalho: ambiente de trabalho que ofereça condições adequadas de conforto pessoal e facilitem a realização de um bom trabalho.
. Bom Ambiente de Trabalho: incentivo ao trabalho em equipe para atingir resultados positivos.
A maior ou menor satisfação com o trabalho tem efeitos importantes sobre as variáveis dependentes:
. Produtividade: a crença de que “o trabalhador feliz é mais produtivo” é falsa. Estudos mostram que na verdade a alta produtividade parece levar à satisfação.
. Absenteísmo: há evidências de que os colaboradores insatisfeitos tendem a faltar mais, porém outros fatores podem ter influência.
. Rotatividade: como esperado, há correlação entre a satisfação e a permanência de uma pessoa na empresa.
Conheça melhor o trabalho da Pesquisa de Clima (Satisfação de Colaboradores). Desenvolvemos esta atividade de forma personalizada para a empresa.
Comentários