top of page

Origem da Dinâmica de Grupo


Há séculos o interesse por conhecimento sobre a natureza dos grupos, vem motivando as atividades intelectuais dos pensadores. No período entre o século XVI e XIX, criou-se na Europa uma significativa literatura a respeito da natureza do homem e de seu lugar na sociedade, a qual pode-se encontrar a maioria das tendências ou “suposições” básicas que orientam as atuais pesquisas e reflexões sobre os grupos.

É evidente que a maneira de estudar os grupos, conhecida como “Dinâmica de Grupo”, é estritamente um desenvolvimento do século XX e difere significativamente da forma de estudo dos séculos precedentes.

O interesse pela natureza dos grupos está presente nas mais remotas literaturas filosóficas, onde continham valiosa sabedoria sobre a natureza dos grupos e suas relações entre os indivíduos e grupos, com uma série de especificações sobre as “melhores maneiras de organizar a vida coletiva.

A expressão “Dinâmica de Grupo” popularizou-se desde a Segunda Grande Guerra, mas, infelizmente, com a maior divulgação, seu sentido tornou-se impreciso. Segundo um emprego freqüente, a Dinâmica de Grupo refere-se a um tipo de ideologia política, interessada nas formas de organização e direção dos grupos. Esta ideologia acentua a importância da liderança democrática, a participação dos membros nas decisões, e as vantagens, tanto para a sociedade quanto para os indivíduos, das atividades corporativas em grupo. Outro conhecido emprego da expressão “Dinâmica de Grupo”, refere-se a um conjunto de técnicas, tais como o desempenho de papéis, discussões, observações e “feedbacks” de processos coletivos, muito empregado em programas de treinamento, planejados para o desenvolvimento de habilidades em relações humanas e na direção de conferências e comissões. O terceiro emprego da expressão “Dinâmica de Grupo”, refere-se a um campo de pesquisa dedicado a obter conhecimento a respeito da natureza dos grupos, das leis de seu desenvolvimento e de suas inter relações com indivíduos, outros grupos e instituições mais amplas.

A Dinâmica de Grupo é um ramo do conhecimento ou uma especialização intelectual. Como se interessa pelo comportamento humano e pelas relações sociais, pode ser localizada entre as ciências sociais. Pode ser identificada por quatro características distintas:

  1. uma acentuação da pesquisa empírica, teoricamente significativa;

  2. um interesse pela dinâmica e pela interdependência entre os fenômenos;

  3. uma importância geral para todas as ciências sociais (inter disciplinar);

  4. a aplicabilidade potencial dos resultados nas tentativas de aperfeiçoar o trabalho dos grupos e suas conseqüências nos indivíduos e na sociedade. Nesta concepção a dinâmica de grupo não precisa estar ligada a qualquer ideologia específica, referente às maneiras pelas quais os grupos devem ser organizados e dirigidos, nem com a utilização de quaisquer técnicas específicas de direção de grupo.

De fato, um dos objetivos básicos da dinâmica de grupo, é proporcionar um melhor fundamento científico para a ideologia e a ação. Resumindo, para Cartwright e Zander, a Dinâmica de Grupo deve ser definida como campo de pesquisa dedicado ao conhecimento progressivo da natureza dos grupos, das leis de seu desenvolvimento e de suas inter relações com indivíduos, outros grupos e instituições mais amplas.

A Dinâmica de Grupo, como campo de pesquisa, apareceu nos Estados Unidos no fim da década de 30. Sua origem está ligada a Kurt Lewin (1890-1947), que popularizou a expressão “Dinâmica de Grupo”, fez significativas contribuições tanto à pesquisa quanto à teoria e, em 1945, estabeleceu a primeira organização dedicada à pesquisa nesse campo. Grande foi a contribuição de Kurt Lewin, todavia, a Dinâmica de Grupo não foi criada apenas por uma pessoa. Foi o resultado de muitos desenvolvimentos ocorridos durante um período de vários anos e em diversas disciplinas e profissões.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page