October 29, 2016

February 2, 2016

Please reload

Posts Recentes

Coaching para equipes é alternativa para melhorar resultado de setores

April 30, 2016

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

Eneagrama nas Empresas

 

O Eneagrama constitui um valioso instrumento para as empresas melhorarem seu clima organizacional e relacionamento com os clientes.

 

O sucesso das empresas está relacionado ao êxito dos seus relacionamentos internos e externos. Dentro de uma única organização convivem muitas pessoas, cada uma com características próprias, com uma personalidade. Estas pessoas se relacionam entre si e também com outras organizações. Compreender as diversas personalidades existentes proporciona um melhor convívio.

 

Ex.: Um gerente saberia como motivar melhor cada uma das personalidades de sua equipe, e aproveitar as suas potencialidades específicas.  

 

Veja alguns exemplos de como o Eneagrama pode ser útil no dia-a-dia das empresas:


Identificar o que motiva e desmotiva as pessoas 

Liderar pessoas é uma tarefa que exige conhecimento do ser humano. Através da compreensão das diferentes personalidades, um líder saberá como lidar com cada indivíduo de sua equipe, nas diversas situações.

Nosso trabalho com o Eneagrama visa clarear as distorções sobre liderança, como, por exemplo, quando alguém pensa: “eu trato todos de forma igual, portanto sou justo”. Também pretendemos corrigir a formação de equipes homogêneas, que não conseguem valorizar as diferenças entre os seus membros.

 

Eliminar conflitos  

É típico ouvir afirmações como “... desde que o João veio para a empresa que eu não fui com a cara dele...”, ou ainda “...se ele tivesse me pedido, mas não...”. Por não reconhecer os valores do outro, tendemos a exigir que ele se coloque no nosso lugar. O outro, por conseqüência, faz o mesmo. Esta é a base da maioria dos conflitos de relacionamento.

Quando conhecemos os 9 padrões de comportamento do Eneagrama, ampliamos nossa capacidade de reconhecer como o outro quer ser tratado e, principalmente, o que o perturba em uma relação. Nos conscientizamos de que o que é veneno para um é antídoto para outro, e que o “meu melhor” pode ser o pior para o outro.